quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nem tudo é belo em Paris.


Não quero transformar o blog em um diário, mas é impossível não relatar aqui o que vimos (eu e uma amiga) ontem no metro ou metrô em Paris. É bem verdade que pelo fato de já ter assistido uma reportagem na televisão (já a alguns meses atrás) sobre os carteiristas ou mais conhecidos aqui como "pickpockets" ando mais atento. Nesta reportagem mostrava a destreza de adolescentes ao distrair e roubar os turistas.

E foi mesmo o que vimos ontem. Ao chegarmos a estação de metro de République, vi que quatro jovens provavelmente com idade entre os 16 e 17 anos mais ou menos e com aspecto e língua de imigrantes do leste europeu, observavam e comentavam sobre quatro pessoas que estavam ao nosso lado, pessoas essas digamos acima dos 60 anos.

Elas trocavam olhares, falavam na língua delas e fitavam os olhos nas bolsas que eles carregavam, foi quando me apercebi do que se passava e logo lembrei-me da tal reportagem. Em seguida comecei a mostrar a minha amiga o que acontecia a nossa volta.

Vieram então as carruagens e todos entramos, elas logo se misturaram as vitimas e de repente, a que estava de costas para mim começou a atuar sorrateiramente. Enfiava a mão na bolsa do senhor que ali estava e tudo isso encoberta por casacos que carregam nos seus braços.

Ainda atónito com a cena que presenciávamos, minha amiga então disse: "avisa ao senhor!"  foi quando lhe toquei as costas e fiz um sinal para que tivesse atenção. Tarde demais! 

O tempo de uma estação a outra leva em média 3 a 5 minutos. Mal as portas se abriram e elas saíram em disparada e o tal homem a quem dei-lhe o aviso já havia sido roubado. Elas ao saírem do vagão mandaram para o chão a carteira sem dinheiro  e livre de serem apanhadas com documentos alheios.

Fica aqui um pequeno alerta e não somente para as estações ou apenas para Paris, pois isso acontece nos principais pontos turísticos das grandes cidades. Aqui vê-se avisos e alertas sobre eles para todos os lados da cidade.

Portanto, atenção sempre!




Sem comentários:

Enviar um comentário