sábado, 23 de novembro de 2013

Amsterdã, tudo liberado ou tudo controlado? Eis a questão.


Bem, para quem pensa que Amsterdã é a verdadeira Sodoma e Gomorra (cidades citadas na Bíblia devido a prática de atos imorais) dos tempos atuais, vamos lá refletir um pouco sobre ela. Pelo menos aos meus olhos e pelo pouco que vi e vivi lá por uns míseros dias em uma viagem onde fui rever uma grande amiga e em companhia de um casal amigo. 

Normalmente em rodas de bate-papo os que não conhecem citam a cidade como se lá fosse um "puteiro" a céu a aberto e nem daria para ser devido ao frio rsrs ou como se lá as pessoas vivessem caídas pela sarjeta com grande moca. 

Não é bem assim, em relação a prostituição as "meninas" tem local de trabalho e recebem pelo serviço que prestam, devem comparecer para exames e consultas de rotina para ver se está tudo bem com elas para a vida laboral que as mesmas escolheram, após isso recolhem os impostos devidos e só assim estão livres para a labuta, passam horas a fio expostas naquelas vitrinas a espera do próximo cliente. Algumas são mesmo lindas como uma barbie, outras nem tanto, tem para todo gosto e bolso.

Quanto aos famosos "coffee shop", realmente pelo centro da cidade vê-se para todo lado em todas as ruas. Mas existem regras, uma delas que só é permitido fumar dentro dos estabelecimentos e até mesmo para os comerciantes (e não traficantes) venderem há toda uma regulamentação e pagamento de impostos e eles não saem pelas ruas para compra é tudo feito também de maneira rigorosamente controlada pelo governo.

Amesterdã tem muito mais coisas para ver e fazer. Os moinhos de ventotulipastamancos, cerâmica de Delft, queijosartistas visuaisbicicletas e os canais, além de um povo muito educado.

Recomendo sim e vale muito a pena conhecer. Aos que ainda não tiveram o prazer de visitar, deveria pelo menos pesquisar antes de fazerem qualquer juízo de valor.

Bom fim de semana.

1 comentário: